quinta-feira, 30 de março de 2017

A Amiga de Madame Maigret (George Simenon)


A Amiga de Madame Maigret é um pequeno livro da Coleção Vampiro, antiga, dos livros do Brasil que a Wook está a oferecer com as novas edições da mesma coleção.

O tipo de livro é bastante semelhante ao de Agatha Christie, com as histórias de Monsieur Hercule Poirot, com a diferença que, nestes livros do Inspetor Maigret, por George Simenon, não surgem todos os factos no final do livro, sendo que vão sendo descritos ao longo da história. É certo que nem todos, para garantir o interesse por parte do leitor. Por curiosidade, fui ver as datas de nascimento e falecimento, e George Simenon é posterior a Agatha Christie, pelo que deve ter sido inspirado nas várias histórias de Poirot.

Quanto à história e forma de escrita, é bastante casual. A minha principal dificuldade foi em conseguir seguir todos os personagens. São vários, todos com nomes franceses, e com alguns demasiado parecidos. Outros, menos importantes, mas sempre nomeados pelo seu próprio nome. Possivelmente sou eu que estou velho.

A tradução não é propriamente má, mas tens alguns detalhes que gostava de ver corrigidos. Não sei se a tradução foi feita para o Brasil (sendo uma edição dos Livros do Brasil -- mas não me parece), mas por vezes alguma revisão seria benéfica.

O tamanho de letra e qualidade de impressão também deixa um pouco a desejar. Mas trata-se de um livro já algo antigo, de bolso (e portanto com tamanho de letra reduzido), e que foi oferecido. Bem bom!

Sem comentários: