sábado, 11 de outubro de 2014

A Vidente - Lars Kepler


Lars Kepler é uma dupla de escritores suecos, que tem vindo a escrever policiais, à volta de um investigador da polícia criminal, Joona Linna. Há um par de dias foi apresentado o quinto livro desta série. Em Portugal ainda só estão disponíveis os três primeiros: O Hipnotista, O Executor e A Vidente. Aguardo ansiosamente pelos dois próximos.

Em relação ao livro A Vidente, a história está bem urdida e bem contada. A estrutura do livro assenta em pequenos capítulos, de 2 a 5 páginas, o que o tornam uma boa leitura para, quem como eu, lê muito pouco todos os dias.

A qualidade do livro é  típica dos romances em Portugal, embora a tradução e revisão da Porto Editora esteja muito acima do que é típico... em cerca de quinhentas páginas só encontrei um par de gralhas.

O que me preocupa neste livro não tem tanto que ver com a história principal, mas o facto de, tal como naqueles filmes em que já há assinadas várias sequelas, se tenta deixar o espectador curioso para como a história continuará no próximo filme. Sem dúvida que Lars Kepler conseguiu que eu ficasse curioso sobre o próximo livro, mas por outro lado, fico apreensivo... para que o próximo livro seja suficientemente estanque, e possa ser lido independentemente da leitura de A Vidente, será que o autor irá copiar as cerca de 60 páginas que contextualizam a próxima história?

Fico à espera, para ver.

Sem comentários: