quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O Assassinato de Roger Ackroyd (Agatha Christie)

O Assassinato de Roger Ackroyd é capaz de ser o melhor livro de Agatha Christie que li até ao momento (é certo que não foram assim tantos). Considero-o bem melhor que o célebre "Crime no Expresso Oriente". E com um título tão banal (o assassinato de alguém) não é um livro que, nas livrarias, chame à atenção, como o já mencionado Crime no Expresso Oriente, ou de outros como "O Dia das Bruxas" ou "Os trabalhos de Hércules".

A história prende-se, evidentemente, com um assassinato, e o processo de encontrar o assassino. Claro que não vou estragar a surpresa e o interesse em ler o livro, mas posso dizer que fiquei surpreendido não só por não contar com a escolha do assassino, mas também por alguns pormenores (que o narrador refere no último capítulo do livro) de como a história é contada, que quase nos indicam quem é o assassino mas que nós, leitores (ou pelo menos eu) deixamos escapar e não reparamos de todo.

Outro pormenor interessante deste livro é a forma como está escrito. Em vez da existência de um narrador, a história é contada na primeira pessoa, não por Poirot, mas por alguém que o acompanha durante o desenrolar dos acontecimentos. Também giro é ver que esse mesmo personagem acaba por sentir as mesmas dúvidas que o leitor, sempre sem perceber como Poirot faz as suas deduções, mostrando-se completamente perdido.

É certo que os livros de Agatha Christie não são obras literárias de topo, e não foram escritas com esse intuito. Mas a história está bem urdida, e a escrita leve, fácil de ler e compulsiva, fazendo com que não se queira parar de ler.

Se gostam de policiais, se têm interesse pelos livros de Poirot, não posso deixar de recomendar a leitura deste assassinato.

Nota: devo referir que estes comentários que escrevo nem sempre se referem a um livro lido recentemente (embora este o tenha sido), e nem sempre são publicados exatamente na data em que o terminei de ler. Para seguirem as minhas leituras vejam à direita a minha leitura atual. Essa sim, atualizada sempre que termino/inicio novo livro.

Sem comentários: