sábado, 22 de setembro de 2012

Coca-Cola... Georgiana

Ontem num café/pizzaria à beira da estrada, entre Barcelos e Esposende, serviram-me uma lata de Coca-Cola em lata. Estava eu a almoçar quando ao encher o copo, reparei num pequeno relevo na lata (que até ao momento tinha ignorado... era vermelha e dizia Coca-Cola!) e reparei que tinha um autocolante com os ingredientes em Português, e com informação do importador (uma empresa da Trofa cujo nome não decorei) e informação da origem: Geórgia!

Fiquei estupefacto. Tipicamente as Coca-Cola em Portugal são produzidas pela Refrige. Se uma empresa se dedica a importar latas da Geórgia, é porque o preço compensa, em relação ao praticado pela Refrige. Teoricamente os ingredientes são os mesmos, as latas são iguais, e a receita também. Isto significa que das duas uma: ou os Portugueses têm ordenados altos (o que não me parece!) ou a Refrige tem uma margem de lucro grande. Ou a Geórgia consegue fabricar Coca-Cola quase de borla... sim, porque a distância ainda é razoável (ver mapa acima), e o transporte não deve ser gratuito...

1 comentário:

Filipe Meneses disse...

Alberto, podias escrever também umas linhas sobre a ilegalidade de servirem bebidas em lata no restaurante. As latas e garrafas de plástico só podem ser vendidas para consumo posterior. No caso do consumo no local da venda, como é o caso dos restaurantes, são obrigados a usar embalagens de vidro (matéria 100% reciclável de forma eterna).
Abraço,
FM