segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Hobbit - J. R. R. Tolkien

Tolkien é outro dos autores que admiro. Criou todo um universo, diferentes povos, diferentes criaturas, diferentes lendas, e depois escreveu livros e livros em que se cruzam algumas personagens e, nos que não partilham personagens, pelo menos são partilhados povos e locais. É evidente que o difícil não é inventar, mas o fazê-lo de forma consistente.

O Hobbit é um dos livros que se referem à Terra Média, o mundo criado por Tolkien. É um livro escrito para crianças (embora tenha lido a versão traduzida, notam-se grandes diferenças entre este livro e outros, como O Senhor dos Anéis, sobre o qual escreverei de uma próxima vez).

Para além do mundo imaginário em que decorre, e das lendas e contexto em que a história se insere, a história, por si só, não traz nada de novo: corresponde a uma aventura típica, ou caça ao tesouro. No entanto, parece-me ser o livro inicial para iniciar o leitor no estilo de Tolkien, e na sua fantástica Terra Média. Como a personagem principal é partilhada com O Senhor dos Anéis, tendo a dizer que O Hobbit é o volume número zero dessa trilogia.

Como em qualquer livro relativo ao fantástico, o leitor de Tolkien deve estar a contar com uma história irreal. Mas neste caso, o leitor também tem de estar de mente aberta para a existência de novas criaturas, como os dragões, elfos ou os próprios hobbits.

Uma leitura obrigatória para quem quer iniciar-se nas obras literárias de Tolkien. Leiam já, e não esperem pelo filme, que não tardará a estrear.

Sem comentários: