domingo, 11 de março de 2012

É com cada uma...

Antes que comecem a ler o meu post quero desde já dizer que sou apartidário: em todas as eleições voto, e já votei em várias cores políticas, de uma ponta à outra da bancada. Cada vez que o faço envergonho-me de o ter feito (com todos os partidos), porque todos são iguais.

Em todo o caso, custa-me receber pedidos para assinar uma petição para a demissão de Cavaco Silva quando:
  1. Quem escreveu ou é de origem Brasileira, ou vê demasiadas telenovelas. É certo que exercendo é uma forma correcta do verbo exercer, mas não é usada em Portugal. A forma correcta, Lusa, seria continuar a exercer. E também não é derivado do acordo ortográfico, já que mais abaixo se usa objectivo e não objetivo, que seria a forma de acordo com esse desacordo ortográfico.
  2. Em segundo lugar, e embora não saiba a que acção se refere quem escreveu esta petição (será aquela história do ordenado não lhe permitir condignamente?), de que forma alguém consegue apurar o estado de saúde (mental) de alguém, apenas com um conjunto de declarações e acções?
  3. Depois, todos sabemos que o Presidente da República em nada afecta o estado da crise, e da forma como vamos dela sair. Quem governa é o Governo, em conjunto com os partidos da Assembleia da República. É certo que o Presidente ratifica as leis, mas exceptuando-se alguns casos concretos relativos a ética (ou falta dela), é que as leis não têm sido aprovadas. Embora discutível se essas leis deveriam ou não ser aprovadas, não serão essas leis que nos vão fazer ultrapassar, ou não, a crise.
  4. O processo eleitoral é caro. Por um lado a CNE gasta um dinheirão em todo o processo material (impressão de boletins de voto, transporte, etc) e nos recursos humanos (não sei se ainda é o caso, mas até há bem pouco tempo, quem estava na mesa de voto recebia dinheiro). Depois, os partidos fazem campanha política, que usam dinheiro a rodos. De onde ele vem, não tenho a certeza, mas duvido que não saia de onde faz falta.
Dito isto, a minha opinião é que neste momento a decisão mais barata seja continuar a sustentar o Cavaco como Presidente da República, e dar-lhe um desconto. Dá mau aspecto? Dá! Mas também há muitas mais coisas que dão mau aspecto e que as pessoas continuam a fazer.

PS: reservo o direito de admissão aos comentários (quer no blog quer no facebook) que não sejam correctos.

Sem comentários: