domingo, 23 de maio de 2010

Uma lição

Nestes últimos dias muito se fala e se irá falar do Mourinho. Mais uma taça da Champions conquistada. E diz-se muita coisa, desde que Mourinho é o melhor treinador do mundo (concordo), até às diferentes formas que defendem que o Mourinho usa para conquistar a dita taça.
Mas o que eu quero aqui dizer, não tem que ver com futebol. Tem que ver com perseverança, força de espírito, determinação! Reparem no que o Mourinho fez até agora: Champions com o Futebol Clube do Porto, com o Chelsea (afinal parece que no Chelsea não conseguiu - obrigado ao comentário anónimo que me corrigiu), com o Inter de Milão e, em breve, ninguém duvida que o conseguirá com o Real Madrid.
Agora, é importante reparar que os jogadores não são sempre os mesmos. É verdade que alguns saíram do FCP e foram para o Chelsea. Sou sincero, não me lembro se o mesmo aconteceu aquando da saída para o Inter.
Em todo o caso, não é um treinador que joga, que faz os golos. Só os treina, põe-nos a trabalhar em conjunto.
É certo que não são quaisquer jogadores. Mas demonstra que o importante não são aqueles jogadores, o importante é a transformação de indivíduos numa equipa, com um ideal comum, convictos e determinados a trabalhar por ele.
Parece-me que é exactamente isto que falta actualmente, em todo o lado, e em especial na política, nas empresas e nas escolas.
Será que os políticos estão empenhados em fazerem o seu melhor, em trabalhar em conjunto (sim, com os da oposição), num ideal comum? Ou querem apenas defender as suas ideias, acusar-se mutuamente, gastar o dinheiro do estado?
Nas empresas não será muito diferente. Será o objectivo ter uma empresa sólida que consiga garantir o futuro aos seus funcionários, ou uma empresa que tenha lucros rápidos a investir em Jaguar e Ferrari?
O mesmo acontece com os professores. Falo pelo menos dos universitários onde me insiro, e com o quais tenho mais contacto. Quantos destes professores querem, realmente, formar alunos? Quantos querem, realmente, fazer investigação? E quantos querem, infelizmente, receber o ordenado ao fim do mês recusando-se a dar disciplinas porque "não têm conhecimentos" ou "porque esse tema não os motiva"? Claro que também os alunos têm esta falta de objectivos bem definidos...

Mourinho, precisamos de ti, mas não é no Futebol. É em todo o lado...

3 comentários:

Anónimo disse...

Correcção: O Mourinho só ganhou a Champions com o Porto e com o Inter. Nunca o conseguiu com o Chelsea.

Alberto Simões disse...

Caro Anónimo, obrigado pela correcção. Isso torna menos forte o que digo, é verdade. E demonstra a minha falta de cultura futebolística :)

Obrigado!

magda joana silva disse...

Berto, tu de manhã acordaste e viste realmente a luz! E não foi a o frigorífico! Concordo com tudo o que disseste, infelizmente. É com posts como este que eu me relembro do quanto te admiro!
Beijocas