sábado, 8 de maio de 2010

Declaração Amigável de Sinistro Automóvel

Se são condutores, com certeza que já viram um impresso colorido (agora também a B&W para impressão caseira) que serve para registar os dados dos intervenientes num sinistro automóvel.

Infelizmente já tive demasiadas situações em que esta folha entrou (ou devia ter entrado) ao barulho. Não foram assim tantas, mas umas cinco, talvez. Curiosamente, nestas cinco vezes, preenchi o dito impresso... zero vezes. Sempre que sugiro que o façamos o condutor do outro veículo não o quer fazer. Ou porque não sabe preencher, ou porque tem medo que eu o engane, ou seja o que for. Até agora a solução passou sempre por chamar a polícia (excepto neste último caso, que vos explico mais abaixo). Da última vez que chamaram a polícia, o agente perguntou-me porque não preenchemos logo o impresso. A minha resposta foi: "ali o outro senhor não quis..."

Desta última vez... o homem chamou um amigo de uma oficina para lhe preencher o papel... lá foi preenchendo muito a medo, com dificuldade em escrever (erros ortográficos não faltam naquele impresso).

Dito isto, gostava de sugerir que nas aulas de código e no exame de código se obrigasse um aluno a preencher um destes impressos. Acredito que torne a avaliação menos automática (talvez não seja fácil de avaliar através de uma aplicação o preenchimento de um destes impressos), mas talvez diminua o número de ocorrências a que a GNR e PSP têm de acorrer.

Claro que depois podem ver o lado oposto... se a GNR e PSP não fizerem este serviço, servem para quê? Mas deixo esse assunto para outras deambulações...

Sem comentários: