sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Astérix e Obélix de Ouro

Sou fã incondicional do Astérix e Obélix. Acho que tenho quase todos os livros da colecção, faltando-me apenas os mais recentes, escritos na totalidade pelo Alberto Uderzo. Não quero ser tão cáustico como muitos, que diziam e continuam a dizer que o Uderzo não se devia ter aventurado a escrever livros sozinho. Embora reconheça que as histórias mais recentes tenham perdido alguma da sua qualidade e vivacidade original, continuam de leitura agradável, respeitando a memória do René.

Infelizmente fiquei desiludido com este último volume. Se tivesse lido alguns dos anteriores, também recentes, talvez já estivesse a contar. Mas a verdade é que esta última aventura (aventura? nem sequer foi preciso poção mágica) reúne personagens de várias outras aventuras, tendo como elo de ligação o aniversário de Astérix e Obélix, não tendo uma história rica. Apenas um conjunto de recortes referentes a vários outros livros.

Existem várias ideias que, sendo exploradas, podiam fazer deste livro bem mais interessante. Por exemplo, a ideia inicial, em que Astérix e Obélix surgem com 50 anos em cima, podia ter sido mantida por mais algumas páginas.

Finalmente, fica o meu desagrado por o livro não terminar como de costume, com o habitual banquete Gaulês.

Sem comentários: