sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Política Futebolística

Antes de mais, aos meus amigos filiados em partidos políticos, não me refiro a nenhum em particular. Quero também vincar que não sou seguidor dos problemas políticos do país. Ou seja, sou um cidadão português típico.

Mas parece-me que a política em Portugal é cada vez mais parecida com o Futebol. Já não se defendem programas eleitorais. Já não se distribui informação. Agora, distribuem-se bandeiras e afixam-se cartazes. Os discursos nos comícios deixaram de ser o típico "prometo" ou "pretendo" ou, se tiver condições "farei com que", e passaram a lembrar o Jorge Nuno Pinto da Costa. "Os outros", ou "nós não somos como eles". Os debates eleitorais deixaram de debater o país e passaram a debater o passado: "No seu governo...", "quando estiveram no poder".

E depois dizem que é triste que os jovens não se interessem pela política. É natural, que para telenovelas já nos bastam as portuguesas, as brasileiras e as venezuelanas.

Tenho saudades de quando colocavam na caixa do correio um desdobrável. Apresentavam-se e apresentavam as suas ideias. Cada um lia na sua calma, comparava, e agia de acordo com as suas ideias. Agora, acham que nós temos que saber quais são os partidos disponíveis, devemos usar os motores de pesquisa Web, e lermos os seus projectos.

Ou seja, último dia de campanha e estou como no primeiro. Sei que os cinco maiores partidos estão lá, mas não faço ideia de quais são os seus projectos para o país. Não faço ideia o que vou fazer no próximo domingo.