segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Cidadania mais cara que saúde

Notem que não estou propriamente a queixar-me, apenas a raciocinar sobre um facto.

Hoje fui receber uma vacina anti-tetânica ao centro de saúde. Foi tão simples quanto dizer que a precisava de tomar, chamaram-me, inocularam a dita, e mandaram-me embora. Tudo completamente gratuito.

Seguiu-se a renovação do Bilhete de Identidade. Na verdade agora é a transição para o Cartão do Cidadão. Aqui, para além de ter de esperar meia hora (sim, não foi nada mau comparada com a previsão na Loja do Cidadão aqui há cerca de um mês -- ver um post antigo) tive de desembolsar 12 Eur.

Será que o cartão fica assim tão caro comparado com uma vacina? Ou, como somos obrigados a actualizar o cartão do cidadão pagamos, mas como não somos propriamente obrigados a receber a vacina, não precisamos de a pagar?

Evidentemente que prefiro o serviço de saúde gratuito em relação ao serviço cívico. Mas é estranho...

Sem comentários: