quinta-feira, 5 de junho de 2008

Bandeira Nacional

Estamos de novo naquela época do ano em que um Brasileiro pede para que os Portugueses coloquem bandeiras tugas nas janelas, e os tugas fazem a vontade. O problema não é tanto fazerem a vontade. Embora não seja propriamente patriótico, prezo muito a nossa Bandeira Nacional e custa-me ver os tugas a colocar a bandeira como se fosse um lençol, só porque estão a tentar fazer uma vontade a um Brasileiro que não vai notar a diferença.

Mas por favor, ao pendurarem a vossa bandeira, tenham o cuidado de a colocar na posição correcta:
Se estão a colocar a bandeira num mastro, basta saber que o lado verde é o que ficará preso ao mastro (normalmente isso é fácil de fazer, já que o outro lado não costuma ter pregas), e que o escudo fique direito (parte recta para cima). O vento encarregar-se-á de fazer o resto. Ou seja, qualquer uma das seguintes variantes está errada:


Muitos têm sido os que tentam pendurar a bandeira na vertical, e argumentam que não há um consenso do lado para o qual o escudo deve ficar virado. No entanto, e graças à maravilhosa produção oriental de bandeiras, é possível verificar que as bandeiras mais vendidas no mercado, actualmente, têm "avesso". Logo, é natural que se coloque o lado da "frente" virado para quem vai ver a bandeira. Ou seja, a posição natural será:

Pelo que, mais uma vez, qualquer uma das seguintes variantes estará errada:

4 comentários:

Rui Vilela disse...

Estou na Polónia :D

Não tenho de ouvir hora a hora os canais da TV a falar sobre a vida dos meninos, ou sobre o que estão a fazer nesse momento, nem as bandeiras com aberrações que por ai andam.

Mas na Polónia, parece moda os carros andarem com porta bandeiras exteriores... Uma marca de cerveja está a promover a colocação das "cores" polacas nas casa.

Polónia joga com uma equipa a sério (Alemanha) no Domingo.

Álvaro disse...

Pergunta: E se estivesse em movimento?
Por exemplo, no caso da bandeira na vertical, se estivesse a ser arrastada por um pára-quedista?

Alberto Simões disse...

Álvaro, essa pergunta Não lembra nem ao Diabo. Mas diria eu que o homem serve de mastro (erm, sem segundas intenções), e que portanto teria a parte verde colada a ele...

Unknown disse...

Depois de ter visto este post, comecei a reparar nas bandeiras, principalmente aqui em Braga, e são raras as que estão verdadeiramente certas...! :| às vezes até ao contrário estão, com as torres para baixo, apetece-me ir tocar às campaínhas dessa gente e dizer-lhes para eles pararem de fumar coisas esquesitas e que fazem rir pelo menos enquanto hasteiam (correcto?) a bandeira!